Três casos suspeitos de gripe aviária em SC são descartados, diz secretaria
22/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo a pasta, descartes foram feitos após análises laboratoriais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Suspeitas eram em Ipumirim, Chapecó e Garopaba. Santa Catarina intensifica medidas de defesa sanitária após confirmação de foco de Influenza Aviária no RS
SAR/ Divulgação
A Secretaria da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina informou nesta quinta-feira (22) que, após análises laboratoriais feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foram descartadas as suspeitas de gripe aviária H5N1 em Ipumirim e Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, e em Garopaba, no Sul do estado.
O g1 entrou em contato com o Mapa e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O caso em Ipumirim continua em investigação para obtenção do diagnóstico final, sobre a causa da mortalidade, o que deve ser concluído em uma semana, informou a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina.
Segundo a secretaria, a informação sobre os descartes foi confirmada pelo Mapa nesta quinta, por meio de laudo oficial.
Os casos descartados foram:
Ipumirim - granja comercial
Chapecó - galinha doméstica
Garopaba - quero-quero - silvestre
Além destes casos descartados, o estado tem outro em investigação:
Concórdia - galinha doméstica
Por conta do caso registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul na quinta-feira (15), o estado catarinense mantém alerta sobre a segurança das aves no estado e proibiu a entrada de animais vivos e ovos férteis provenientes de 12 municípios do estado gaúcho.
O que é a gripe aviária? A H5N1 é uma variante da Influenza A que afeta tanto aves quanto mamíferos. A transmissão para humanos ocorre por meio do contato com secreções de animais infectados, sendo a doença letal para ambos. Apesar da alta taxa de contaminação entre animais, não há evidências de transmissão da doença pelo consumo de ovos ou carne de aves e mamíferos contaminados.
g1 em 1 Minuto: Gripe aviária não é transmitida a quem come carne de frango
LEIA TAMBÉM
Em humanos: entenda os pontos de alerta sobre letalidade, mutações e vacina
Sintomas da gripe aviária
Os sintomas da gripe aviária são semelhantes aos da Influenza comum, podendo variar de leves a graves. O infectologista Jean Gorinchteyn lista os mais frequentes:
Febre.
Tosse seca.
Espirros.
Coriza.
Secreção nasal.
Dor de garganta.
Falta de ar.
Dores ao respirar.
Pneumonite (inflamação dos pulmões).
Insuficiência respiratória.
Comorbidades aumentam o risco de forma grave da doença
Os infectologistas detalham que, assim como em outros tipos de gripe, bebês, crianças, idosos e pessoas com comorbidades pulmonares e cardiovasculares são mais vulneráveis a desenvolver quadros graves da doença.
“Gestantes e indivíduos imunossuprimidos também integram o grupo de risco”, alerta o infectologista Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP).
O infectologista também chama a atenção para a possibilidade de infecções bacterianas simultâneas. “Enquanto o sistema imunológico combate o vírus, bactérias podem se aproveitar da fragilidade do organismo e se instalar. Nesses casos, um tratamento intensificado é necessário”, afirma.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias