Veja os países com embargos à carne de frango do Brasil após gripe aviária
19/05/2025
(Foto: Reprodução) Extensão de bloqueio varia: alguns países pararam de comprar toda a produção brasileira; outros, somente a regional, o que minimiza impacto para as exportações. Brasil é o maior exportador de frango do mundo
Reprodução/TV Globo
O Ministério da Agricultura citou os países que deixaram de receber carne de frango do Brasil, após o primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, identificado no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (19).
Segundo um levantamento preliminar do governo, 35 países pararam de receber exportações da ave, além de Hong Kong e as nações que compõem a União Europeia. A lista inclui a China, maior cliente do país: veja aqui.
Alguns bloqueios valem para a produção do setor em todo o país e outros são mais localizados.
Quando a restrição acontece somente para a área de Montenegro, onde fica a granja que teve a contaminação, não há impacto comercial porque ali não existem exportadores, segundo o governo. É o caso do Japão, que também está entre os principais compradores do frango brasileiro.
O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e essas medidas são para evitar a contaminação de granjas de outros países, mas não existe risco para o consumo de carne de frango e ovos.
Por que países suspenderam compra, se não há risco para consumo?
Como o Brasil busca evitar novos casos de gripe aviária?
O ministério promete divulgar, nos próximos dias, uma lista completa com todos os embargos e qual tipo de produto está bloqueado em cada destino. Ao todo, esse setor exporta para cerca de 160 países.
Veja a lista dos países/blocos citados nesta segunda-feira:
Restrição a carne de aves de todo o Brasil:
Argentina
África do Sul
Bolívia
Canadá
China
Chile
Coreia do Sul
Malásia
Marrocos
México
Paquistão
Peru
República Dominicana
Rússia
Sri Lanka
União Europeia
Uruguai
Restrição a carne de aves do Rio Grande do Sul:
Bahrein
Cuba
Reino Unido
Restrição local (Montenegro-RS, que não tem exportadores):
Argélia
Filipinas
Hong Kong
Índia
Japão
Jordânia
Lesoto
Mianmar
Paraguai
Singapura
Suriname
Timor-Leste
Uzbequistão
Vanuatu
Vietnã
Restrição não especificada:
Arábia Saudita
Ovos
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, explicou que, diferente do que acontece com a carne de frango, o Brasil não exporta uma grande quantidade de ovos. Só 0,9% do que é produzido.
Ele afirmou ainda que o maior cliente atual do país na compra desse alimento, os Estados Unidos, avisaram que vão bloquear as exportações de ovos brasileiros, apenas de material genético.
Os EUA enfrentaram graves problemas com a gripe aviária nos últimos anos. Mais de 170 milhões de aves tiveram de ser sacrificadas, o que gerou alta no preço dos ovos e fez com o país passasse a comprar do Brasil.
O que são aves matrizes, como as da granja que registrou foco de gripe aviária
Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?
Raio X da produção e venda de carne de frango do Brasil
Arte g1
O que foi feito para impedir a gripe aviária de se espalhar?
arte / g1